quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia 9 - Najera a Sto. Domingo de La Calzada (24km)


Este trecho de 21 km é um dos mais fáceis até agora. Como eu não tinha comprado nada para tomar café passei no restaurante para comer e isso fez com que eu começasse a caminhar um pouco mais tarde, sai somente após 07h40. 

Bati algumas fotos da bela cidade de Najera e dei início a uma forte subida mas que depois e até o final do trajeto passou a ser bem suave assim como as descidas.  Essa etapa ficou marcada por ser a primeira com placas informando a distância restante para Santiago de Compostela.(A primeira dizia que faltavam 582km e tratei de pedir para um italiano de Venezia que batesse uma foro minha para registrar). 

Passamos por mais parreiras mas depois o que vi foram enormes plantações de trigo e cevada, algum peregrino me disse que o verde mais claro era cevada e o mais escuro trigo. Uma pena que tenham asfaltado uma grande em parte desse trecho, prefiro caminhar nas pedrinhas e na areia. 

A primeira cidade do dia foi Azofra, bati algumas fotos e passei direto. Alguns peregrinos pararam para tomar café. Esse trecho tem poucas cidades no caminho, a próxima só veio aparecer 10 km depois. Andei em um trecho próximo a carreterra, eu não gosto muito porque escutamos barulho de carro e destoa um pouco da intensa tranquilidade que tinha nos bosques navarros que marcaram as primeiras etapas. 





La Rioja definitivamente se caracteriza pela grande quantidade de parreiras, trigo e cevada. Passei por um cidade chamada Ciruena onde havia um enorme clube de golfe. No entanto a cidade parecia ser fantasma. Não tinha uma alma viva e varias placas de venda, acho que era cidade de veraneio... Depois entrei novamente no campo e enfrentei mais subida até o alto de um morro onde se podia avistar a linda cidade de Santo Domingo de la Calzada.  Parei um pouco e fiquei apreciando a vista. Antes havia passado por uma área verde com banquinhos para os peregrinos descansarem. Essa etapa foi bastante solitária. Caminhei por varias horas sozinho, foi bom pra meditar e fazer minhas orações. 

Cheguei no albergue 13:40 e fui logo no supermercado comprar o meu café da manhã do outro dia antes que chegasse a hora da siesta, quando tudo fecha. Na Espanha se respeita muito a siesta, após 14hs fecha tudo e as pessoas somem das ruas. 






Dei uma volta pela cidade e visitei a catedral, onde tive que fagar 3 euros para ter acesso, com sua exposição de peças antigas, inclusive tinha até exemplares da Bíblia em hebraico e latim. A igreja é linda e tem um galinheiro dentro dela com galos vivos (sim!) graças a lenda da cidade. Paguei mais 1 euro e subi na torre da igreja. A vista la de cima é Fantástica dá pra ver os campos de onde eu tinha vindo. Passei um bom tempo lá em cima apreciando a vista. 

Saí da Catedral e resolvi dar mais uma volta pela cidade, pois logo seria hora do jantar e eu tinha sido convidado para participar da refeição comunitária. A cidade não tem apenas peregrinos,  tem uma quantidade considerável de turistas e um grande lojinha vendendo artigos religiosos. 




O jantar comunitário tinha sido organizado por um koreano que trabalhava em um restaurante em Barcelona e agora ganha a vida fazendo etapas do Caminho de Santiago e cozinhando para os peregrinos. Por apenas 5 euros, estava muito boa a comida e ainda tinha vinho.  Já eram quase 22 horas quando voltei pro quarto, algumas pessoas já estavam dormindo e já estava tudo escuro. Com ajuda da lanterna fui me aprontar para dormir.






2 comentários:

  1. Bomdia Carlos Henrique e o galiocantou ? Benza Deus !

    ResponderExcluir
  2. Meus dois primerios cainhos passei direto ereto por Santo Domingo. Dessa vez parei na bela cidade. O Albergue é lindo, muito lindo mesmo... uma dos melhores de todo o caminho. Está com certeza entre os 3 melhores de todos que ja conheci... A cidade é maravilhosa e vale a pena dormir uma noite aí e curtir a cidade a tarde toda... em 2020 voltarei... talvez volte a ficar em Santo domingo, mas minha ideia é conhecer outros albergues e dormir em outos locais... vai ser difcil passar direto, tenho certeza. TFA

    ResponderExcluir