sábado, 3 de maio de 2014

Dia 11 - Belorado a Agés (27,5km)




Esse deveria ser um dia muito duro pois tinha planos de andar 28 km ate a cidade de Ages. O dia amanheceu extremamente frio em Belorado e eu quis dar uma de machão cearense  ei sai sem casaco.  Quando me aproximava da cidade de Tosantos meu braço esquerdo começou a ficar dormente, então eu rapidamente botei o casaco e fiquei bem. 

A manhã foi toda foi de tempo nublado e muito frio, acho que próximo de zero graus. Como eu estou saindo cedo em relação à outros peregrinos sempre os começo das etapas são mais solitários e eu gosto bastante disso. Gosto muito de conversar com as outras pessoas quando chego mas pra caminhar prefiro ficar só. 

O início do trecho era bem próximo da estrada mas em uma região bastante agradável para se caminhar. Passei pelas cidades de Tosantos , Villambiatia e Espinosa del Camino e Villafranca montes de Oca. Quando passei de Villafranca Montes de Oca tinha 12 km pela frente sem passar por nenhum pueblo e no inicio foi uma subida bem forte nos montes de Oca. Era um lugar muito agradável para se caminhar apesar da intensa subida no início. 





Passei por bonitos bosques mas que ainda estavam secos devido a altitude e ao inverno. Acredito que no final de maio essa região já esteja florida. Passei de 1150 metros de altitude para descer a 1040 em San Juan Ortega e um pouco mais abaixo Ages onde parei para dormir.  

Em Don Juan Ortega encontrei meus companheiros peregrinos brasileiros e a portuguesa Joana. A cidade era minuscula, tinha uma igreja, o albergue, a lanchonete e umas 3 casas. Só. Comi um bocadillo e fomos os 4 caminhando os últimos 3,5km até Ages. Ages também é muito pequena,  chegamos no albergue e encontramos o koreano que cozinha ele nos disse que o albergue tinha 2 preços,  9 e 5 euros. Como não sabíamos escolhemos o de 5, o problema é que o de 5 era outro albergue na rua de trás sem wi-fi, um pouco sujo e nem escada tinha para subir no beliche.  Na mesma hora voltei lá, paguei a diferença e fiquei no outro albergue,  que aliás é bem estruturado e confortável,  ate armário individual com chaves tinha. Os brasileiros e a portuguesa quiseram ficar no outro mesmo, disseram que era só uma noite e sobreviveriam.  



A noite fui pra esse outro albergue para comer uma macarronada feita pelo koreano. O espaço eta muito pequeno e tinha 18 pessoas.  Acabei ficando em pé mas foi muito animado. Tinha espanhóis,  brasileiros,  australianos, koreanos e até uma colombiana que mora na Espanha. Todo mundo tinha que cantar uma música da sua terra, tive que improvisar na hora uma do Luis Gonzaga. Os outros brasileiros se juntaram e cantaram brasileirinho. Depois disso nos juntamos por nacionalidade e cada grupo cantou parabéns pra você em sua língua,  pois tinha um norte americano aniversariante. Após esse animado jantar fui dormir já era 21:30 da noite.  Amanhã irei para una grande cidade: Burgos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário