domingo, 18 de maio de 2014

Dia 26 - Villafranca del Bierzo para Cebreiro



Esse foi o segundo dia mais difícil perdendo apenas para os Pireneus. Uns 20 km próximo a carreterra que machucaram muito minha perna que ainda está um pouco inchada e mais 8km de intensa subida. 

Cebreiro fica a 1330 metros de altitude enquanto Villafranca del Bierzo fica s 505  metros,  ou seja,  uma subida de quase 900 metros em 8 km.  Acordei cedo assim como a maior parte das pessoas no albergue pois todos sabiam que ia ser pesado,  apesar de que alguns quebram essa etapa em 2 dias. O percurso foi a maior parte próximo a carreterra mas do outro lado tinha o rio Valcarce que me acompanhou por muitos quilômetros.  Como quase nao passava carros na carreterra andei praticamente com o barulho dos pássaros e do rio por uma região montanhosa e muito bonita,  mas a subida ainda não havia iniciado. 

Passei por Pereje, Trabadelo, la Portela de Valcarce,  Ambamestas e Vega de Valcarce. Em Vega de Valcarce havua um albergue com o rio passando atrás,  quase que eu ficava ali, ia passar a tarde com a perna na água gelada, mais ainda era cedo, sai as 06:30 de Villafranca del Bierzo ainda escuro. Também quero chegar em Santiago dia 24 , portanto tinha que subir o Cebreiro. 

Passei por Ruitelan e parei em Las Herrerias para almoçar pois estava com fome . Encontrei os espanhóis e a brasileira junto com o senhor da Venezuela. Aos poucos foi chegando outros conhecidos,  ficamos todos em uma mesa bem grande. Aos poucos iam saindo um por um . Após o almoço encarei de forma bastante tranquila a subida pois nela estava usando outros músculos da perna e não senti dor. Minha perna está doendo mais em terreno duro e plano. Ainda na subida passei por La Faba e La Laguna. Em La Faba tem uma opção de você continuar a subida de cavalo, muitos peregrinos optam por ela, (mas acho que peregrino de verdade tem que ir andando mesmo). 

Entre La Laguna e la Gaba entrei na fronteira entre Castilla e Leon e a Galicia. Agora Santiago está muito perto,  já estou em terras galegas. Cheguei no Cebreiro por volta de 15 horas e por volta das 17 horas fomos ao bar do hotel da cidade, o unico local que ia transmitir o jogo final da liga espanhola entre o Barcelona e o Atletico de Madrid.  Foi muito animado, muitos peregrinos assistindo,  uns madrilenos do outros torcendo pelo time catalão.  No final o empate deu o título ao time madrileno para felicidade do nosso amigo Mauri que estava nais alegre que pinto no lixo. Ainda deu tempo de ver o por do sol, que é lindo aqui no Cebreiro às 22 horas.  A noite de sono foi boa e tranquila (finalmente). Amanhã rumo a Triacastela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário