quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia 8 - Logrono a Najera (25km)

Acordei bastante cedo pois sabia que o dia ia ser difícil,  seria o recorde de km até agora,  31km.  Tomei meu cafe da manhã,  arrumei a mochila e sai. Atravessei toda a cidade de Logrono,  que é muito grande e passei por vários parques que são muito bonitos e bons para correr, caminhar e também para crianças . Andamos por muito tempo e muitos quilômetros dentro da área urbana de Logrono para sair e entrar numa área de parques e parreiras. É impressionante a quantidade de parreiras nessa região.  No entanto a etapa foi um pouco monótona devido a sua proximidade com a carreterra (estrada).

Depois de longos 13 km passei por Navarrete e visitei sua bela igreja. Não havia ninguém dentro da igreja mas tinha um carimbo e uma caneta e o próprio peregrino carimbava sua credencial. A saída de Navarrete é toda pela estrada, um trecho um pouco chato então tratei de acelerar já que meu joelho estava dando uma trégua. Depois de mais ou menos 2 horas cheguei em Ventosa uma cidade pequena com um grande igreja no alto. O caminho passa apenas pelo lado dessa cidade mas como estava adiantado resolvi subir para conhece-la, uma pena que estivesse fechada. Apenas bati fotos externas e enchi minha garrafa com água de uma fonte que havia na fonte da igreja.

Desci e parei no restaurante de Ventosa para comer um bocadillo. Quando estava comendo apareceram os 2 brasileiros Ireneu e Carol. Ainda faltavam 10 km para Najera e a subida do Alto de Santo Anton, mas a subida não era muito íngreme e a descida ate Najera também era bastante suave. Tinha muitas parreiras no caminho mas não era uma etapa com muitas paisagens como as primeiras.

Às 15:20hs, bastante cansado chegamos em Najera. Lá, encontramos um alemão com um mapa na mão dizendo que todos os albergues estavam lotados e que teríamos que ir para Azofra o que significava andar mais 6 km. Resolvemos andar mais um pouco e perguntar melhor, na verdade os albergues privados estavam lotados mas o municipal não.

O albergue municipal de Najera e muito simples e achei um pouco sujo mas é de graça,  você apenas deixa um donativo da quantia que quiser. Sai para dar uma volta e encontrei um restaurante onde estavam muitos peregrinos e aproveitei para usar o wi-fi do local já que no albergue não havia.  Falei bastante com a Tricia.

O dia foi o mais quente do caminho até agora, acho que em alguns momentos passou de 20 graus. Quando estava no restaurante falando com a Tricia começou a chover e fui correndo pra tirar minha roupa do varal, que ficava no meio da rua em frente ao albergue. Sai depois para jantar o menu do peregrino. (Já ia começar a semifinal da Champions League na TV mas peregrino tem que dormir cedo), por isso umas 09:30 já estava no albergue pra dormir.