segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dia 0 - Madrid a Saint Jean Pierre D Port

Ao chegar na estação de Atocha fui conhece-la bati várias fotos. Apos andar bastante achei um restaurante com wi fi e liguei pra minha casa. Embora já fosse mais de duas da tarde não estava com fome pois não havia me adaptado ao fuso horário. O trem atrasou 20 minutos saindo de Madrid às 15:25 e chegando em Pamplona às 18:46. Ao chegar em Pamplona estava bastante frio ( uns 12 graus) fui para o hotel a pé, afinal o que seria 2km para quem vai andar 800? Depois de tomar um bom banho fui andar pela cidade de Pamplona onde pude bater algumas fotos desta bela cidade. Quando anoiteceu, tomei um susto ao ver que já era 9 da noite e não tinha nem almoçado. Depois de procurar um restaurante para jantar (tinha muitos bares com o povo bebendo) achei um bem legal por 15 euros o menu. Bebi meio litro de um bom vinho da Navarra uma pasta e um filete de ternera e de sobremesa frutas del tiempo que nesse dia foram morangos.

Depois do jantar, voltei para o hotel, a cidade estava gelada. Pude então me comunicar com a família e depois de um banho demorado pude dormir um sono reparador pois estava muito cansado da viagem.

Só acordei às 08:40 da manhã. acordei às 08:40 em Pamplona e fui tomar café. Como era feriado de segunda de Páscoa as lojas estavam todas fechadas porém encontrei um local bem agradável e fui comer um sanduíche com suco de laranja. Estava uns 6 graus , um frio de rachar. Fui então andar na cidade de Pamplona, conheci bastante o centro e ainda dei uma passada na ciudadela, lá é muito bonito, é uma mistura de Fortaleza com um parque, muitad pessoas prticando exercício. Tinha combinado com o taxista que elw iria me buscar ao meio dia no hotel, portanto cheguei ad 11 para arrumar minhas coisas. Ao chegar na recepção fiquei bastante preocupado pois a recepcionista me disse quw o taxista já tinha passado lá. Corri para me arrumar e desci para fechar a conta do hotel para depois tentar ligar pata o taxista mas nao fou preciso, quando estava terminando o check-out o taxixta Juan apareceu novamente. Ele me disse que tinha passado antes pois iria me mostrar um pouco da cidade de Pamplona, mas eu já tinha feiro isso a pé mesmo. Juan não parava de falar nenhum instante sobre o caminho de santiago, dava pra entender uns 70 por cento de tudo o que ele falava. Fomos para saint jean pied port França pela carreterra, uma estrada muito bem cuidada mas cheia de curvas quando vamos subir os Pireneus. No caminho antes da subida padsamos por muitos peregrinos que já estavam no caminho. O taxixta ia falando sobre esses lugares inclusive em um deles chamado Burguete era, junto com Pamplona o local preferido do escritor Ernest Hemignway para passar as férias. Ao chegar em saint jean pied port paguei ao Juan os 95 euros já que não achei ninguém para dividir o táxi. Ele estacionou o carro e fomos para a oficina de peregrinos de saint jean pied port. Ao chegar lá fui carimbar minha credencial, e receber as orientações, o problema é que a senhora só falava francês, a comunicação foi complicada mas deu certo, paguei a taxa di albergue de 8 euros e fui lá deixar minha mochila. Ainda não havia nenhum peregrino no albergue, deixei minha mochila e fui atrás de almoço. Como já eram 3 da tarde nao havia mais nada de carne apenas pizza. Era hora da siesta. Então comi uma grande pizza e deixei pra jantar a noite. Fui dar uma volta na cidade, aproveitei psra comprar a concha e o cajado. Existe um grande comércio dedicado aos peregrinos. Muitas lijas vendem todi tipi de equipamentos. Fui também na ciudadela e dei uma grande volta na cidade. A noite sai para jantar, entrei antes em uma bela igreja e fui rezar um pouco. ao sair da igreja fui surpreendido por uma forte chuva. Então tive que irpra o primeiro restaurante que eu encontrei. O garçon so falava francês, eu pedi o meny do peregrino, ele me trouxe o cardápio. Escilhi então um prato de carne que tinha o preço parecido com o menu e fiquei satisfeito embora tenha achado um pouco crua a carne. Após a janta fui na chuva até o outro restaurante que tinha cimido a pizza para usar o wi fi e falar com minha família. Quando cheguei no albergue umas 09:30 da noite já estava cheio de peregrinos dormindo e outros se preparando pra dormir. Tive que me arrumar no escuro. Ainda fui tomar banho 10 da noite. Depois fui na mesa do café da manhã para estudar um pouco o percurso. No albergue tinha muitos franceses, um koreano americano e uma portuguesa. Fui me deitar mas demorei muito a dormir.

Um comentário: