quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia 1 - Saint Jean Pied Port a Roncesvalles ( Subida pelos Pirineus)

Passei a noite em claro em Saint Jean pied port. Não consegui dormir direito, preocupado com o trajeto dos Pireneus, com a diferença na rotina que iria ser minha vida nos próximos dias, o fato é que mal dormi. Tinha um senhor francês roncando perto de mim que tornava ainda mais difícil o sono. No meio da noite chegou outro francês e cutucou ele para parar de roncar, coitado. Até que finalmente adormeci um pouco.

Quando acordei por volta de 5 da manhã estava tudo escuro e todo mundo dormindo, resolvi esperar mais um pouco, deu 05:30 e nada. Comecei a arrumar minhas coisas com a lanterna. Lá pras 06:30 é que o povo começou a acordar, o negócio é que eles arrumam ligeiro a mochila, eu sou demorado, não me acostumei ainda. O café era por conta do albergue mas era muito simples, apenas pão com manteiga e chocolate com leite. Comi e finalmente comecei a andar.

Foi com muita emoção que atravessei o portal D' Espagne e entrei na rota por onde Napoleão invadiu a Espanha. Logo passaram por mim alguns peregrinos inclusive o koreano que estava no mesmo albergue. Em cerca de neia hirs começou a chover e tove que vestir o poncho nas pressas, molhou so um pouco a mochila. A chuva era fraca mas o frio era de congelar e a névoa rirava completamente minha visibilidade. Fui então caminhando sozinho naqurlad condições mad tranquilo porque k caminho era muito bem sinalizado Em 4 km cheguei em Hontto, um lugarejo minusculo já na subida dos Pireneus. Depois cheguei no slbergye de Orisson onde tomei uma sopa e comprei água, pois os próximo 18 km seriam muito difíceis sem nenhum ponto de apoio, sot montanha. Ns frente desse albergue yem ums fonte df água, comprei uma garrafa, tonei toda r enchi com a sgus dz fonte que er potável. Dali continuei a subir com uma névoa tão incrível que não conseguis enxergar nada. Passsei pela imagem de Nossa Senhora e nso a vi pir causa da neblina. É uma subida srm fim. Quando se pensa que tem mais como subir aparece mais subida , parece que nunvs acaba. Passei em frente a ima fonte de água potável onde enchi novamente a garrafa. Embora estivesse frio bebi bastante água poid gszia muito esforço com a subida. Lá pra 13 ou 13:30 é que avabou a subida e comrcei a descer . Durante o trajeto passei e fui ultrapassafo por muitos peregrinos, muitos passavam direto outros ficavam um pouco conversando. Tem gente de todo canto, Noruega, Dinamarca, Irlanda. As 15:30 cheguei no albergue de nuestra senhora de roncesvalles moryo de cansado, uns 30 minutos sntes de eu chegar é qur spareceu o sol timidamente. FUI tomar banho lavar roupa botst pts estendet e depois fui jantat o menu com um americank um canadense e um koreano. Após a jsnts assisti a missa dp peregrino, muito bonita, no final tem a bênção aos peregrinos. de católico na missa eram uns 40 por cento, o resto nso é msis vsi nessa missa que é diferente. Depois fsleo com s família r fui edcovsr os fentes fazt a barba e dormir.

Um comentário:

  1. Estoou acompanhando todos os dias pelo blog, , muito massa ! maravilhoso, fantastico. Beijos nossa senhora te acompanhe e proteja. Dirce

    ResponderExcluir