sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia 2 - Roncesvalles a Zubiri

Acordei por volta de 07:30 e fui arrumar minha coisas, a maioria ainda estava dormindo, tive que fazer tudo com a lanterna. O trecho de hoje se passa em uma região muito bonita, nos bosques navarros. Navarra é uma das regiões da Espanha cuja capital é Pamplona.

Sai as 07 horas da manhã junto com muitos peregrinos. Em Roncesvalles, o albergue é imenso. No início do caminho deu pra conversar com muita gente: uma portuguesa de Lisboa, com o canadense Tobias e vi gente de todas as nacionalidades. O meu destino era Zubiri, de altitude mais baixa que Roncesvalles mas o trecho não é todo de descida, também apresenta muitas subidas como a do Alto do Erro. A paisagem é fantástica, os bosques são muito bonitos, podemos constatar a grandiosidade de Deus. Escutamos sons de passarinho e vemos muitas belezas naturais.

 Passei em muitas pequenas cidades chamadas pueblos, inclusive Burgueyr, um lugarejo muito simpático onde o escritor Ernest Hemingway passava suas férias após assistir a festa dos touros em Pamplona no mês de julho. Ainda não tinha achado um mercantil pra comprar frutas então parei em Burgueye para tomar café. Nesse local conheci os primeiros brasileiros que estavam lá tomando café, uma moça chamada Carol e um senhor chamado Ireneu, ela de Curitiba ele de Cascavel-PR. Andamos um pouco juntos depois nos separamos no caminho e assim, cada um fez no seu ritmo. Depois de muitas subidas, descidas e frio, (apesar do sol) cheguei em Zubiri.

Fiquei no albergue Zaldiko, o único que tinha wi-fi. Falei bastante com minha família, e fui comer um bocadillo. Fiz a volta na cidade, que é bem pequena, caiu uma leve chuva a tarde depois de um dia de sol. Por volta de 07:20 da noite fui jantar e conheci mais 2 brasileiras, agora são quatro. As duas são mãe e filha que estão fazendo o caminho juntas. Comemos o menu do peregrino e ficamos conversando sobre o Caminho de Santiago. A dona do restaurante fez a maior festa com a gente inclusive bateu uma foto (ela costuma bater fotos com os peregrinos). Após a janta fui arrumar as coisas, carregar as baterias do celular e câmera e dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário